sexta-feira, 19 de agosto de 2011


                                  

Você sabe a diferença entre cosméticos e cosmecêuticos?
Na definição da Anvisa, os cosméticos são preparações constituídas por substâncias naturais ou sintéticas, de uso externo nas diversas partes do corpo humano (pele, sistema capilar, unhas, lábios) com o objetivo exclusivo ou principal de limpá-los, perfumá-los, alterar sua aparência, corrigir odores corporais, protegê-los ou mantê-los em bom estado.
Quando se trata de cosmecêutico, o termo descreve “cosméticos” dos quais contêm ingredientes que são bioativos, cuja eficácia foi medida e provada por meio de vários estudos. Ou seja, eles possuem propriedades terapêuticas, de combate a doenças ou problemas estéticos. Por isso requerem mais atenção dos consumidores. É preciso saber para que fim você deseja o determinado cosmético, e esses muitas das vezes só podem ser prescritos em formulações médicas individuais. Servem como uma ponte entre os produtos de cuidados pessoais e farmacêuticos.
Tanto os cosméticos, como os cosmecêuticos são aplicados topicamente, a diferença maior é que os cosmecêuticos contêm ingredientes que influenciam a função da pele, levando os nutrientes necessários para a pele.
De acordo com as recomendações de especialistas da área de dermatologia, antes de fazer o uso de cosméticos é preciso seguir dicas como: procurar sempre por produtos de empresas idôneas, conhecidas no mercado; buscar referências com pessoas que já utilizaram o produto também serve como auxílio ao consumidor. Dê preferência a produtos de empresas que possuam serviços de atendimento ao consumidor.
Vale reforçar que não se deve comprar produtos, que não informam o prazo de validade no rótulo. Cremes e maquiagens vencidos podem causar problemas como alergias e infecções. O mesmo vale para o uso caseiro de alguns produtos, como os alisantes para cabelos, pois provocam queda e até queimaduras no couro cabeludo. Procure um profissional quando desejar fazer procedimento deste tipo de aplicação.
É importante que as pessoas não adicionem ampolas de vitamina, óleos, pílulas anticoncepcional e outros produtos em creme. A mistura altera a fórmula e pode deteriorar o cosmético.
O cuidado serve também para produtos importados. Pois cada produto é feito para determinados climas. Cremes europeus, por exemplo, tendem a ser mais oleosos do que os produzidos no Brasil, elaborados para o clima tropical, e podem ocasionar acne cosmética.

Sem comentários:

Enviar um comentário